quarta-feira, 31 de julho de 2019

Projetos Confabulando com Fábulas - 2019

Projeto Confabulando com Fábulas

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4 E
4 F

Na história da humanidade as diferentes organizações da sociedade sempre se constituíram a partir de determinada visão de mundo, mediante o que estabeleceram e continuam estabelecendo padrões de conduta, normas ou regras de bem viver em sociedade, orientadas por diferentes valores morais e éticos. Em outras palavras, em qualquer tempo da história do homem é possível observar o que determinada sociedade preza como uma conduta correta ou não, que estabelece limites entre o acerto e o errado, o adequado e o inadequado, o desejável e o indesejável no caráter humano.
A literatura, como parte da nossa cultura, é uma importante fonte para a observação de muitos valores sociais, e a fábula, como uma das primeiras formas de literatura, pode se tornar um rico material de estudo desses valores. Entretanto, para além da característica moralizante que tradicionalmente é enfatizada na fábula, esta também deve ser percebida em seu valor estético, nos recursos expressivos com e sobre os quais se produzem os sentidos de cada história.
Neste trabalho, optamos por abordar a fábula, enfatizando algumas questões de produção, que possibilitam um olhar renovado sobre o gênero, muito mais como um objeto estético que pode ser apreciado pelo aluno do que como um texto didático-moral. Para lizante. Isto quer dizer que a fábula será estudada por meio da observação de seus recursos expressivos, analisando como são construídos os efeitos de sentido e como eles podem ser percebidos por nós. Atualmente, podemos encontrar a fábula definida como uma narrativa concisa, escrita em prosa ou verso, que predominantemente apresenta animais como personagens, podendo também ter outros seres, objetos inanimados ou homens em seu enredo, marcada pela presença implícita ou explícita de uma moral, um ensinamento ou uma crítica.
Deste modo, as atividades aqui apresentadas focarão o caráter estético do gênero, priorizando a observação e a análise dos recursos linguísticos na construção do discurso da fábula.
A fábula, portanto, apresenta um conteúdo didático-moralista que veicula valores éticos, políticos, religiosos ou sociais. Esse conteúdo pode vir organizado de modo a enfocar o discurso moralista – mais comum nas fábulas em prosa, clássicas – ou pode assumir um valor mais estético, com uma linguagem metafórica e a presença de descrições apreciativas que investem na constituição poética das personagens e da ação narrativa. Neste caso, o desfecho é, em geral, surpreendente, humorístico ou impactante.
Nesse projeto os alunos aprenderam:
  • Fazer uso – na leitura e na produção de fábulas – dos recursos linguístico-discursivos próprios do gênero.
  • Fazer uso de estratégias e capacidades de leitura para construir sentidos sobre as fábulas lidas. 
  • Fazer inferências sobre informações das fábulas considerando o contexto em que foram produzidas; 
  • Comparar diferentes fábulas observando e relacionando os diferentes sentidos produzidos pelo uso dos recursos da linguagem.
  • Fazer uso de procedimentos de produção de texto na recriação – oral ou escrita – das fábulas. 
  • Apropriar-se de procedimentos de escritor, tais como o planejamento, a escrita e a revisão da fábula, tendo em vista critérios previamente discutidos;
  • Colocar em diálogo diferentes versões de fábulas para recriá-las ou criar outras, a partir da análise dos argumentos ou da moral previamente apresentados.
  • Fazer uso dos recursos linguísticos e estilísticos próprios da fábula, explorados durante a leitura e também durante a revisão coletiva de produções, para a produção de outras fábulas.
  • Fazer uso dos recursos computacionais para reescrita e elaboração das fábulas, utilizando as ferramentas do editor de textos Microsof Word.