quinta-feira, 4 de novembro de 2021

CIÊNCIAS NATURAIS E GEOGRAFIA - PROJETO: MEIO AMBIENTE / DESMATAMENTO

 

PROJETO: MEIO AMBIENTE / DESMATAMENTO

4º ANO – PROF. PATRÍCIA PUNGI


1- Justificativa

2- Objetivos do projeto

3- Pergunta Exploratória

4- Mobilização dos Saberes Escolares

5- Expedição Investigativa – Parque São Sebastião

6- Comunidade de Aprendizagem: Plantio

7- Índice Final – Avaliação do Projeto

 

1- Justificativa: ALINHADO A BNCC

Apesar de ecologistas discutirem há mais de meio século os efeitos da ação do homem sobre o planeta, a temática é recente nas salas de aula. Educação socioambiental é o termo mais usado nos últimos tempos para definir o conceito, por debater as responsabilidades dos indivíduos e as consequências de suas ações. Pensando nisso e na preservação do meio ambiente, iremos propor um estudo onde as crianças “ põe a mão na massa” e se sentem responsáveis pelo cuidado e crescimento de árvores que futuramente produzirão sombra e deixarão nossa escola mais bonita e fresquinha.

 

Habilidades:

(EF04CI02) Investigar as transformações que ocorrem nos materiais quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade), registrando as evidências observadas em experimentos e diferenciando os resultados obtidos.

(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como a queima de materiais, etc.) e reconhecer a existência em fenômenos no cotidiano.

(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, hidrografia entre outros) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas, discutindo propostas para preservação e conservação de áreas naturais.

(EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.

(EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas entre outros), e discutir os problemas socioambientais provocados por esses usos.

 

2- Objetivos do Projeto:

 Relacionar a preservação do meio ambiente e a promoção da saúde.

 Reconhecer a importância da ação consciente do ser humano na manutenção das relações que garantem o Equilíbrio do Planeta.

 

3- Pergunta Exploratória :

 De que forma os problemas ambientais podem afetar a saúde da população?

 

4- Mobilização dos saberes escolares – Atividades

 Levantamento do conhecimento prévio através de questionamentos: O que vocês sabem sobre o desmatamento e o que gostariam de saber. ( QUADRO ).

 Conhecer o entorno da escola, percebendo

 Leitura de textos informativos sobre o assunto

 Sistematização de conhecimentos, registros de todo material lido que for lido.

 Rodas de conversas após leitura de textos científicos sobre meio ambiente: poluição, quantidade de água no planeta, desmatamento, extinção de espécies animais, para ampliar os conhecimentos das crianças e para argumentarem sobre o assunto.

 Vídeos – Greenpeace: Desmatamento Zero

 

- Consequências e impactos do desmatamento

- Biodiversidade

- Doenças e outros danos ao ser humano

- O que fazer para mudar esse cenário?

- Povos indígenas tem papel fundamental

- Metas das Nações Unidas _ ONU

 

 Cuidar, aguar, regar, colocar esterco, afofar a terra, diariamente, sobre a orientação da professora.

 

5- Expedição investigativa no Parque São Sebastião

 Entrevista com o Guilherme ( Parque São Sebastião )

 No entorno da própria escola: calçadas, em volta da quadra, vizinhança, percebendo a importância da arborização.

 

6- Comunidade de Aprendizagem: Plantio

 Entrega de panfletos para Comunidade e pais

 Plantio de mudas de árvores, revitalizando o entorno e a escola, com apoio da comunidade.

 Fotos e vídeos das crianças e pessoas da Comunidade sobre a importância de preservar o Meio Ambiente.

 

7- Avaliação do Projeto: Será feito pela observação da professora através da: Participação, envolvimento das crianças no projeto, atitudes conscientes de cuidar das plantas e ajudar a criar um ambiente mais gostoso, arborizando a calçada da escola.

 

8- Materiais Utilizados:

 

 Vídeo – Greenpeace: Desmatamento Zero

https://www.youtube.com/watch?v=ZGAHJ0lZQYo

 

 Wikipédia: Parque Ecológico São Sebastião

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Ecol%C3%B3gico_S%C3%A3o_Sebasti%C3%A3o

 

 O desmatamento e as queimadas ameaçam as Florestas

https://www.youtube.com/watch?v=5Xlv2TPkHHA

 

 Como a Amazônia regula o clima do Planeta

https://www.youtube.com/watch?v=n6lgUKycLso


 Restauro das nascentes do Xingu

https://www.youtube.com/watch?v=NyexhsL-R3c

0 Comentários:

Postar um comentário