PROJETO:
MEIO AMBIENTE / DESMATAMENTO
4º ANO – PROF.
PATRÍCIA PUNGI
1- Justificativa
2- Objetivos do projeto
3- Pergunta Exploratória
4- Mobilização dos Saberes Escolares
5- Expedição Investigativa – Parque São Sebastião
6- Comunidade de Aprendizagem: Plantio
7- Índice
Final – Avaliação do Projeto
1- Justificativa:
ALINHADO
A BNCC
Apesar de
ecologistas discutirem há mais de meio século os efeitos da ação do homem sobre
o planeta, a temática é recente nas salas de aula. Educação socioambiental é o
termo mais usado nos últimos tempos para definir o conceito, por debater as
responsabilidades dos indivíduos e as consequências de suas ações. Pensando
nisso e na preservação do meio ambiente, iremos propor um estudo onde as
crianças “ põe a mão na massa” e se sentem responsáveis pelo cuidado e
crescimento de árvores que futuramente produzirão sombra e deixarão nossa
escola mais bonita e fresquinha.
Habilidades:
(EF04CI02) Investigar as
transformações que ocorrem nos materiais quando expostos a diferentes condições
(aquecimento, resfriamento, luz e umidade), registrando as evidências
observadas em experimentos e diferenciando os resultados obtidos.
(EF04CI04) Analisar e
construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos
seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na
produção de alimentos.
(EF04CI03) Concluir que
algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como
as mudanças de estado físico da água) e outras não (como a queima de materiais,
etc.) e reconhecer a existência em fenômenos no cotidiano.
(EF04GE11) Identificar as
características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal,
hidrografia entre outros) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na
conservação ou degradação dessas áreas, discutindo propostas para preservação e
conservação de áreas naturais.
(EF04GE03) Distinguir
funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação
social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos
Municipais.
(EF03GE09) Investigar os
usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades
cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas entre outros), e discutir
os problemas socioambientais provocados por esses usos.
2- Objetivos do Projeto:
Relacionar a
preservação do meio ambiente e a promoção da saúde.
Reconhecer a
importância da ação consciente do ser humano na manutenção das relações que
garantem o Equilíbrio do Planeta.
3- Pergunta Exploratória :
De que forma
os problemas ambientais podem afetar a saúde da população?
4- Mobilização dos saberes escolares – Atividades
Levantamento do conhecimento prévio através de
questionamentos: O que vocês sabem sobre o desmatamento e o que gostariam de
saber. ( QUADRO ).
Conhecer o entorno da escola, percebendo
Leitura de textos informativos sobre o assunto
Sistematização de conhecimentos, registros de todo material
lido que for lido.
Rodas de conversas após leitura de textos científicos sobre
meio ambiente: poluição, quantidade de água no planeta, desmatamento, extinção
de espécies animais, para ampliar os conhecimentos das crianças e para
argumentarem sobre o assunto.
Vídeos – Greenpeace: Desmatamento Zero
-
Consequências e impactos do desmatamento
-
Biodiversidade
- Doenças e
outros danos ao ser humano
- O que fazer
para mudar esse cenário?
- Povos
indígenas tem papel fundamental
- Metas das
Nações Unidas _ ONU
Cuidar,
aguar, regar, colocar esterco, afofar a terra, diariamente, sobre a orientação
da professora.
5- Expedição investigativa no Parque São Sebastião
Entrevista com o Guilherme ( Parque São Sebastião )
No entorno
da própria escola: calçadas, em volta da quadra, vizinhança, percebendo a
importância da arborização.
6- Comunidade de Aprendizagem: Plantio
Entrega de panfletos para Comunidade e pais
Plantio de mudas de árvores, revitalizando o entorno e a
escola, com apoio da comunidade.
Fotos e
vídeos das crianças e pessoas da Comunidade sobre a importância de preservar o
Meio Ambiente.
7- Avaliação
do Projeto: Será feito pela observação da professora através da: Participação,
envolvimento das crianças no projeto, atitudes conscientes de cuidar das plantas
e ajudar a criar um ambiente mais gostoso, arborizando a calçada da escola.
8- Materiais
Utilizados:
Vídeo – Greenpeace: Desmatamento Zero
https://www.youtube.com/watch?v=ZGAHJ0lZQYo
Wikipédia:
Parque Ecológico São Sebastião
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Ecol%C3%B3gico_S%C3%A3o_Sebasti%C3%A3o
O
desmatamento e as queimadas ameaçam as Florestas
https://www.youtube.com/watch?v=5Xlv2TPkHHA
Como a
Amazônia regula o clima do Planeta
https://www.youtube.com/watch?v=n6lgUKycLso
Restauro das nascentes do Xingu
https://www.youtube.com/watch?v=NyexhsL-R3c
0 Comentários:
Postar um comentário